e
educação canina, adestramento campos do jordão

DogTreino educação canina; educação de filhotes
Campos do Jordão
Educação/Treino Positivo
Educação de Filhotes
Consulta Comportamental
Passeio Educativo
Este é o primeiro e o mais decisivo momento, o da escolha do filhote adequado. Além de investigar a saúde dos pais e dos sinais de comportamento do filhote, é fundamental levar em conta o estilo de vida das pessoas com as quais ele irá conviver, pois essa convivência será pelos próximos 12 a 15 anos.
Pode parecer que esta escolha seja simples e não precise de suporte técnico, mas é recorrente nos depararmos com equívocos que afetam a vida dos cães e das pessoas. É comum ouvir que a escolha do cãozinho foi feita em função da aparência, da inteligência da raça, ou pela cor do animal (marrom, preto, branco, tigrado, etc), sem levar em conta a compatibilidade da atitude do filhote versus as características dos seus futuros donos e da casa onde o cão irá viver. Não se escolhe um cachorro como se escolhe uma roupa ou um tablet.
Um filhote brincalhão, independente da raça, tende a ser um cão mais ativo o que já não seria ideal para pessoas de mais idade. Caso deseje um raça específica deverá levar em conta as características típicas de saúde e comportamento daquela raça. Porém, mesmo em uma raça específica poderá haver diferenças de comportamento as quais já podem ser sinalizadas pelo filhote e pelos seus pais.
Escolha do filhote certo
Por exemplo, um casal que não gosta de atividade física, ou que já tenha uma certa idade, se vier a escolher um border collie (uma raça muito inteligente, mas com muita energia), em ambos os casos, o casal terá muitas frustações e também irá frustrar o próprio animal o qual irá demandar por intensa atividade física. Caso atividades diárias como exercícios e dogwalking não aconteçam, o cão poderá desenvolver comportamentos indesejáveis como excesso de latidos, comportamentos destrutivos, ansiedade, etc.
É fundamental:
-
Saber como são os pais (problemas de saúde podem ser herdados);
-
Saber como os filhotes foram criados durante as 8 primeiras semanas (cães que ficam isolados nesse perído já tendem a ser medrosos e anti-sociais)
-
Interagir com o filhote, se possível, antes da 8a. semana;
-
Educá-lo corretamente já a partir da 1a.semana em casa. Isso fará a grande diferença entre ter um animal que late muito, faz sujeira por toda a casa e mastiga tudo que encontra pela frente OU ter um cão educado, calmo e que faz suas necessidades no lugar certo.
-
Fica muito fácil quando se inicia com a devida orientação e muito difícil quando se comete erros no ínício da interação com o seu cãozinho.
Portanto, escolher o companheiro certo é PRIMORDIAL e agir corretamente desde o início será MARCANTE pelos próximos 12 a 15 anos!

Educação canina
Você já está com o seu filhote? Que bom, mas não há tempo a perder.
Certas etapas da educação de seu filhote têm o tempo certo de acontecer e se você desperdiçar a janela primária de socialização algumas coisas vão ficando mais difíceis:
-
SOCIALIZAÇÃO (deve se iniciar antes da 12a. semana de vida);
-
BOAS MANEIRAS (desde o início é primordial o ensino sobre onde e quando fazer suas necessidades);
-
GOSTO POR BRINQUEDOS (deverá acontecer desde o primeiro momento, pois evitará danos aos seus móveis, sapatos, tapetes, roupas etc);
-
COMO DESFRUTAR DE BONS MOMENTOS SOZINHO (evitando a ansiedade de separação, evitamos comportamentos como: cavar o jardim, latir sem motivo ou por qualquer motivo, etc );
-
ACOSTUMAR-SE C/ BARULHOS, CRIANÇAS, VISITAS;
-
APRENDER A SUAVIZAR A MORDIDA (no caso de levar um susto ou, se por acidente, seu cão levar um pisão na pata, ele não irá causar danos físicos a uma criança, ou a uma visita. Este aprendizado deverá acontecer até a 18a. semana).
EDUCANDO SEU FILHOTE
Se não souber como colocar em prática essas etapas chame a DogTreino. Esses aprendizados são importantes e deveriam ser iniciados a partir da 8a. semana de vida de seu filhote. Em poucos meses você terá um cão educado cujo comportamento permitirá um convívio social capaz de:
-
receber visitas de modo agradável;
-
levá-lo para passear sem medo que ele se assuste e pratique alguma agressão;
-
levá-lo a ambientes públicos como parques, restaurante, shopping-centers, lojas etc;
-
e também permitir que você possa deixar seu filhote em casa sozinho sem o medo de quando voltar encontrar bagunças e danos à sua casa. e jardim.