top of page

A melhor dica !!!

É importante educar seu filhote o mais cedo possível. Isto quer dizer que algumas fases do desenvolvimento social de seu cão são urgentes e têm o período certo de acontecer. Se não acontecer logo a partir da 8a. semana de vida poderá ser um pouco mais difícil mudar comportamentos indesejados no futuro. A janela de socialização DEVERIA acontecer até seu filhote completar 3 meses. A partir da 12ª. semana já poderá ser mais complicado socializar seu cãozinho.

 

A inibição de mordida, ou seja, aquela abocanhada que não machuca é alcançada mais facilmente se for sendo ajustada antes da 18ª. semana (menos de 5 meses) de vida do seu cãozinhoEsses dois estágios do desenvolvimento social serão determinantes se no futuro você terá um cão que poderá acompanhá-lo(a) a qualquer lugar ou se seu um cão terá um comportamento capaz de assustar ou incomodar visitas e até mesmo imprevisível ao interagir com crianças.

 

Ensinar a fazer as necessidades no lugar certo tanto na sua presença quanto na sua eventual ausência é normalmente de facil aprendizado se ensinado do modo adequado logo que seu filhote chegar em casa.

 

Se você não é experiente ou se tem dúvidas sobre como educar seu cãozinho faça uma consulta conosco antes de seu cão chegar ao 3º. mês de idade. Saiba que se o treinamento do seu filhote for realizado da maneira certa (utilizando a psicologia canina por meio da criação de um protocolo de comunicação que os cães entendam) o aprendizado será rápido e o comportamento do seu novo companheiro será notável.

 

O TRABALHO DE CONSULTORIA NA EDUCAÇÃO E COMPORTAMENTO DE SEU CÃO (filhote) PODERÁR FAZER A DIFERENÇA ENTRE TER UMA CONVIVÊNCIA AGRADÁVEL OU UMA CONVIVÊNCIA DIFÍCIL COM SEU AMIGO PELOS PRÓXIMOS 12 A 15 ANOS.

Atenção no que não se deve fazer !

 

 

 

  • Se seu cão fugir de você em algum momento, NÃO corra atrás dele. Pois não irá alcançá-lo e se correr atrás dele, o cão irá entender como uma brincadeira muito gostosa: “pega-pega”, na qual ele foge, vc corre atrás e ele sempre vence. Caso ele não responda ao comando VEM ou AQUI, procure se aproximar devagar e atraí-lo com algum brinquedo ou petisco (algo que chame a atenção dele). Quando conseguir pegar o cão, não brigue com ele. Nesse momento uma bronca irá reforçar em sua mente a ideia de que teria sido melhor não ter voltado, pois quando voltou foi repreendido. Imagine, por exemplo, que seu filho fugiu de casa e quando voltou em vez de um abraço ganhou uma surra. Se fugir de novo não mais irá voltar ! Então, como mudar essa atitude de fugir se a mesma já virou um mau-hábito? A resposta é treinar bastante o comando AQUI juntamente com o nome do cão, recompen-sar bastante a resposta positiva do retorno e NUNCA pronunciar o nome dele quando for repreendê-lo (o "NÃO" ou "HEY" não deve ser dito juntamente com o nome do cão). Repreensões são comuns em algumas situações como: se o cão pular em vc, se ele tentar morder por brincadeira, se ele se agachar p/ fazer xixi no lugar errado etc..., MAS não devem ser associadas ao nome do cão.

  • Não confirme as atitudes erradas do cão! Por exemplo:  o cachorro só para de latir se vc o pegar no colo. Caso você atenda a “ordem do cão” ele passará a comandá-lo e irá latir sempre (e muito) toda vez que quiser que seja pego no seu colo. Pode ser difícil, mas o certo é ignorar essa "ordem" do cão. Se ignorar no início, mas ceder pelo aumento dos latidos terá ensinado a latir ainda mais. Caso seu cachorro continue latindo é melhor buscar ajuda de um profissional para avaliar o contexto do comportamento e as sutilezas em que ele ocorre.

 

  • Não adianta repreender o cão por algo que ele já fez há 1 minuto atrás!   As coisas erradas têm de ser reprovadas no instante em que estão acontecendo, ou melhor, no instante  em que está para  acontecer. É o que chamamos de fazer o cão fracassar na intenção de cometer a atitude errada. Por exemplo: seu cão fez xixi no sofá e logo em seguida ele pulou ao chão. Se vc gritar com seu cão quando ele já estiver pulando  (ou após ele pular do sofá) o bichinho poderá entender que não deveria ter pulado e não vai associar a repreensão ao xixi. Enfiar seu focinho no sofá onde urinou irá apenas confundi-lo e assustá-lo. 

Quem está conduzindo o passeio,

você ou seu cão ?

curso de dogwalker floripa
curso de dogwalker florianopolis

 

  • ​O cachorro não deve nos puxar pela guia!  Pois nesse caso o cão passa a conduzir o passeio tornando-o difícil e cansativo, ou seja, uma inversão de papéis.

 

  • Nunca bater no cão! Não é apanhando que seu animal de estimação irá aprender o que é certo. Além disso as consequências de agredir o cão poderão ser bem danosas pois poderão torna-lo medroso e eventualmente agressivo por autodefesa.

     

Castração

 

A castração traz uma série de benefícios de saúde e comportamento. Entre esses benefícios há também o controle da população de animais abandonados, pois as cadelas podem ter 2 cios/ano (as gatas 4cios/ano) e a principal causa de abandono e sacrifício de animais é o descontrole populacional. 

 

Portanto, se você não pretende fazer seu cão cruzar, castrá-lo será uma opção saudável.

O site www.cachorro.verde.com , cuja responsável é a veterinária Sylvia Angélico, aborda vários aspectos desse assunto. As razões e o momento adequado para a castração tanto na fêmea quanto no macho podem ser analisadas em detalhes através do botão:                                                             .

Contudo, se você pretende cruzar o animal, é importante entender que terá de assumir todos os cuidados de pré e pós-parto, vacinação e vermifugação dos filhotes. Possivelmente terá ainda de assumir alguns filhotes em definitivo. É óbvio que os cuidados necessários ao animal com filhotes são muito maiores e se você não pretende assumir esta responsabilidade então a castração será sua única saída. 

adestramento de cães campeche
bottom of page